Alex Rodrigues
Enviado especial
Macapá - Uma comitiva de autoridades brasileiras acompanha o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva durante seu encontro com o presidentefrancês, Nicolas Sarkozy, hoje (12), na Guiana Francesa. Ogrupo chegou à capital do Amapá, Macapá, por volta das 23 horas deontem (meia-noite no horário local).
Alémde deputados e senadores, fazem parte da comitiva os ministros daDefesa, Nelson Jobim, dos Transportes, Alfredo Nascimento, do MeioAmbiente, Marina Silva, e o interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.O governador Waldez Góes também deve acompanhar o grupo.
Oministro da Educação, Fernando Haddad, deixou Brasília hoje cedo parase juntar ao grupo, mas, segundo assessores da Presidência, devido àchuva e à pouca visibilidade no aeroporto de Macapá, seu avião teve depousar em Belém (PA). Caso o tempo não melhore, é possível que volte a Brasília.
Omau tempo também provocou mudanças no cronograma de Lula. Inicialmente,a previsão era de que a comitiva presidencial deixasse Macapá às 8h10.A decolagem teve de ser adiada devido à falta de teto em Oiapoque (AP),primeiro destino do grupo.
Apósvisitar a 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva de Clevelândia, ainda noBrasil, Lula deve seguir, em lanchas da Marinha, para a cidade de SãoJorge do Oiapoque, já na Guiana Francesa. Após passar em revista astropas francesas, Lula seguirá a pé até a prefeitura, onde seencontrará com Sarkozy.
Areunião, fechada à imprensa, deve durar cerca de uma hora e meia. Em seguida,antes de almoçar com o presidente francês, Lula falará com a imprensa.Ele ainda se reunirá com líderes locais antesde voltar a Brasília.
Osdois presidentes discutirão temas como cooperação nas faixas defronteira marítima e terrestre entre Brasil e Guiana Francesa, alémde acordos nos setores de Defesa, infra-estrutura, biocombustíveis eparcerias no campo nuclear civil e científica. Tambémserá apresentada a maquete da ponte rodoviária de cerca de 400 metrosde extensão que será construída sobre o Rio Oiapoque, ligando o Amapá àGuiana Francesa.