Políticos de Roraima defendem manutenção de arrozeiros na Raposa Serra do Sol

22/11/2007 - 6h47

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Expoentes da classe política deRoraima pediram nessa quarta-feira (21), em Brasília, que o governo federalreveja a disposição de tirar, à força, os brancos da Terra Indígena RaposaSerra do Sol, no nordeste daquele estado. Uma operação de desintrusão, a serfeita pela Polícia Federal, está prevista para ainda este ano.Mas o SenadorAugusto Botelho (PT-RR) ainda acha possível um acordo que garanta a permanênciados produtores de arroz que ocupam as terras.“O presidente Lula tem muitasensibilidade e vai fazer justiça, sem necessidade de violência”, disse oparlamentar em entrevista à Agência Brasil

Segundo o senador petista, a resistência dos arrozeiros emdeixar o local se deve a dois fatores. O primeiro é que muitas famílias jáviveriam ali há pelo menos três gerações. O segundo, a insegurança de receberuma indenização baixa e ir para uma terra imprópria para o cultivo.

Botelhoalega também que a produção de arroz é responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB, a economia) deRoraima, o que, para ele, justificaria a manutenção da convivência entre as 400famílias brancas e os 18 mil índios na Terra Indígena Raposa Serra do Sol: “Ogoverno pode usar o dinheiro que seria gasto com indenizações para investir namelhoria da qualidade de vida do índio”.

Apesar da defesa dos arrozeiros,o senador garante não ser contra demarcação de terras indígenas: “Homologar écerto, mas sem ficar expandindo áreas e expulsando pessoas”. Preocupações semelhantes foram manifestadas pelogovernador de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB-RR), e pelo senador MozarildoCavalcanti (PTB-RR) em audiência pública sobre o tema na Comissão de RelaçõesExteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.Segundo eles, a retirada dosarrozeiros prejudicaria a economia e a população do estado como um todo. Ogovernador informou que Roraima já tem 47% de suas terras de áreas indígenas e23% de unidades de conservação ambiental.