Inscrições para a terceira edição do projeto Revelando os Brasis já estão abertas

26/10/2007 - 16h41

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Foi lançada hoje (26) em São Paulo,pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, aterceira edição do Revelando os Brasis – Concurso deHistórias para a Realização de VídeosDigitais de Curta-Metragem, que tem o objetivo de promover processosde formação e inclusão audiovisuais por meio doestímulo à produção de vídeosdigitais. O projeto é válido para cidades com até20 mil habitante e a idéia é que ele contribua para aformação de receptores críticos e para aprodução de obras que registrem a memória e adiversidade cultural do país. Serão destinados R$ 2 milhões, patrocinados pela Petrobrás.As inscrições vão atéo dia 29 de fevereiro de 2008 e, para participar, os interessadosdevem ter mais de 18 anos e escrever uma história real ou deficção para transformar em vídeo. Não épreciso ter experiência em produção audiovisual.As informações são de Beatriz Lindemberg,coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Social e Gestãode Produção Cultural, Artística e AudiovisualMarlin Azul, órgão parceiro da secretaria deAudiovisual e que coordena todas as etapas do projeto.As 40 histórias selecionadas sãoescolhidas por uma comissão de especialistas que levaráem consideração, principalmente, a criatividade dotexto. Os selecionados irão para o Rio de Janeiro ondeparticiparão de oficinas preparatórias de roteiro,direção, produção, fotografia, som,edição, direção de arte, mobilizaçãocultural e direitos autorais, com a duração de dezdias. Logo depois, os autores retornam a suas cidades para realizaros vídeos. A última etapa é finalizaçãodos filmes, feita em produtoras regionais contratadas.“O interessante do projeto é que alémdo próprio realizador, participam outras pessoas da cidade quequerem atuar na produção, na direção dearte, na construção de figurino e aí a cidade seenvolve na produção. Não vai uma equipe láproduzir isso. Justamente esse é que é um aspecto muitodiferente e importante do projeto que tem 40 selecionados, mas cadaum deles traz para sua cidade aquela experiência que vai sercompartilhada com quem ali quiser participar do processo”.As duas etapas anteriores resultaram em 80 vídeosdigitais com 15 minutos cada e que foram disponibilizados praexibições não-comerciais após percorreremtodas as cidades onde os vídeos foram realizados, alémdas capitais correspondentes. Os filmes são exibidosgratuitamente em telões instalados em locais públicos.“Além disso, os vídeos são lançados emDVD e se transformam em um programa de tevê realizado emparceira com o canal Futura, que exibe também uma entrevistacom os autores que contam como foi a produção de seusvídeos”, explica Beatriz.Na primeira edição se inscreveram470 pessoas e no ano seguinte o número dobrou, motivo peloqual Beatriz acredita que neste ano o número de inscriçõesdeva aumentar, já que o projeto vem se tornando conhecido emtodo o país por meio das exibições dos vídeose da divulgação por meio dos veículos decomunicação.“É preciso tocar as pessoas que nuncativeram oportunidade de fazer um vídeo, fazer com que elas sesintam contempladas por esse projeto, já que este públicogeralmente não tem oportunidade de fazer cursos de formaçãoou de ter equipamento, mas que tem desejo de se expressar atravésdo vídeo”.O regulamento, a ficha de inscriçãoe a lista das cidades contempladas pelo concurso estãodisponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br, www.cultura.gov.br, nasagências e postos dos Correios e dos Bancos do Nordesteexistentes nas comunidades.