Felipe Linhares
Da Agência Brasil
Brasília - As emissoras de televisãodo Congresso Nacional, das assembléias legislativas, a TVNacional e as TVs educativas e comunitárias de todo o paísestão unidas na campanha em defesa da qualidade daprogramação. A mobilização faz parte daquarta edição da campanha “Quem Financia Baixaria éContra a Cidadania”.Nodomingo (21), a rede de TV vai transmitir, às 13h, um debateao vivo sobre a renovação das concessões paraemissoras de televisão e rádio. O assessor da campanha, Augustino Pedro Veit, afirmou, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que énecessário debater o tema para criar critérios sobre oque é transmitido para as casas.De acordocom Veit, a participação da sociedade para controlar astransmissões é essencial. Em quatro anos, a campanha járecebeu 35 mil denúncias sobre a programação doscanais de televisão no site da campanha. “Muitas vezes já tiramosprogramas do ar e recebemos direito de resposta pela baixariapromovida. Muitas das programações das Tvs abertas jáforam mudadas”.De acordocom Veit, 90% da população brasileira se informaatravés da TV e do rádio e as concessões estãosendo aprovadas sem nenhum critério. Para ele, o problema estáno Congresso Nacional. “Lá [Congresso Nacional] 40%dos parlamentares são proprietários de algum veículode comunicação. Por isso que eles não queremdiscutir critérios. Pra renovar tem que dar espaço aomovimento popular e não podemos dar espaço para abaixaria”.