Telefone 135 do INSS recebe reclamações de aposentados e pensionistas mal atendidos

25/09/2007 - 9h19

Agência Brasil

Brasília - Os aposentados epensionistas que se sentirem mal-atendidos nas agênciasbancárias e dos Correios, nos dias de pagamento,  podem fazer a reclamação pelo telefone 135. OMinistério da Previdência lembrou que foi firmado acordoentre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os bancos e aEmpresa Brasileira de Correios (ECT) com a definição deregras  de atendimento e defiscalização .O acordo prevê aabertura da agência duas horas antes do horário normalpara atender exclusivamente aos segurados e, com isso, evitar filas. A espera para ser atendido dever durar, no máximo, 30 minutos edeverão ser disponibilizadas cédulas e moedas de baixovalor. Após a abertura da agência pagadora, não épermitida fila externa e o atendimento deve ser feito em localadequado, evitando-se o uso de escadas.Para fiscalizar ocumprimento do acordo, o Instituto Nacional do Seguro Social (Inss)mantém o Serviço de Acompanhamento do Atendimento aoBeneficiário (Saab) que, nos primeiros cinco dias úteisde cada mês, percorre os locais de pagamento de maior fluxo,para verificar o atendimento prestado pelos bancos e Correios aosaposentados e pensionistas nesse período. O INSS pagaatualmente 24,9 milhões de benefícios. Na base de dadosdo instituto há 23.995 órgãospagadores cadastrados, entre agências bancárias, postose correspondentes bancários (Lotéricos, Caixa Aqui eBanco Postal).