André Souza
Da Agência Brasil
Brasília - Começou hoje (14) aterceira edição da Olimpíada de Matemáticadas Escolas Públicas, que avalia o conhecimento de alunos de quinta série do ensino fundamental ao terceiro anodo ensino médio de todo o país. As provas são feitas naspróprias escolas durante o horário letivo. Em 5 deoutubro sai a lista dos classificados e os locais de prova da segundafase, que está marcada para o dia 20 de outubro. A olimpíada éuma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura eAplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia(MCT) e da Educação (MEC).O interesse dos estudantestem crescido desde a primeira edição do concurso, em2005, quando foram 10 milhões de inscritos. Em 2006 esse número passou para 14 milhões.E este ano, são mais de 17 milhões de estudantes de 38mil escolas, que vão disputar 1.110 medalhas de ouro, prata ebronze.O crescimento causousatisfação e surpresa para Joe Valle, secretáriode Inclusão Social do Ministério da Ciência eTecnologia. “Uma coisa impressionante mesmo [o crescimento], o quepode mudar bastante coisa. Você tem esses alunos sendoestimulados na questão da matemática, que é umacoisa extremamente básica e importante. Quem sabe nósnão vamos ter aí, logo, logo, um Prêmio Nobel deMatemática* no nosso país”, disse Valle. A professora Verlúcia MoreiraCavalcante dá aulas de matemática em uma escola públicade Brasília, onde estudam cerca de 500 alunos. Segundo ela, aparticipação foi grande. “Houve uma adesãopraticamente em massa dos alunos. Eles despertaram um interessemuito grande em participar e concorrer na olimpíada”,disse. A escola inclui a competição no seu currículo,usando como pontuação não só de matemática, como também de todas as disciplinas. Rafael Barroso, da 5ª série, aprovaa realização da olimpíada. “Achei legal porque incentiva a gente a estudar mais, preparando a gente”.Segundo ele, a prova não foi difícil. “Para quem estudou foi fácil”.A primeira fase écomposta por 20 questões de múltipla escolha. Asegunda, que reúne os 5% melhores de cada escola, tem apenasquestões dissertativas. César Camargo, diretor-geral doImpa, destaca a qualidade da prova. “Essas questões sãotodas muito motivadoras, interessantes. Elas não requeremmuito conhecimento do material de estudo, mas ela pretende medir acapacidade de criatividade do estudante e sua habilidade”.Os três milalunos que tiverem as melhores notas vão ganhar um curso de Iniciação Científica Júnior por um ano,com bolsas de R$ 100 mensais do CNPq. Vão receber tambémpreparação especial de professores universitários.A escola do melhor aluno de cada estado e do Distrito Federal vaiganhar um laboratório de computação ecertificados de mérito nacional. Os professores dos 100melhores alunos vão fazer estágio no Impa.