Controlador diz que pouso do avião da TAM estava “aparentemente" normal até o meio da pista

09/08/2007 - 0h07

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O controlador do vôo CelsoDomingos Alves Junior, que autorizou o pouso do Airbus A320 da TAMno Aeroporto de Congonhas (SP) no dia 17 de julho, disse que até opiloto tocar a pista, tudo estava “aparentemente” normal.Só da metade da pista em diante é que deu para notar que a velocidade do avião estava acima do normal para a operação.“Após opouso da aeronave, o que chamou a atenção foi avelocidade que ele mantinha ali. No meio da pista, ele ainda estavacom muita velocidade para quem pousa. Ali chamou a atenção. Como operador da torre, esperei uma manobra do piloto, só queele manteve a velocidade até o final.” Alves Junior éum dos quatro controladores de vôo que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados ouve hoje (9). Ele e Luana Morena Maciel Araújosão militares, enquanto Eduardo Pires Dayrel e Ziloá MirandaPereira são civis.O controlador lembrou que nohorário do acidente chovia pouco, mas nenhum piloto haviarelatado problemas com a pista escorregadia. “As operaçõesestavam se dando de forma aparentemente normal”.Ele,que trabalha em Congonhas há dois anos e meio, contou que, na hora em queassumiu o turno soube pelo livro de ocorrências que naqueledia um piloto de um Boeing da Gol havia relatado que a pista estavaescorregadia.Alves Junior disse, ainda, que acompanhou todo o acidente da torre decontrole. Viu o avião sair à esquerda e cruzar aAvenida Washington Luiz, que margeia o aeroporto. Novamente, afirmou que o chamou a atenção o fato de o avião estar acima da velocidade consideradanormal para quem vai pousar. Ele contou também que, depois do acidente, chegou a orientar outro piloto, que estava com a decolagem autorizada e havia cruzado a pista paralevantar vôo, a abortar o procedimento, mas como ele jáestava com uma velocidade alta, resolveu concluir a operação.