Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Asinformações retirados das caixas pretas têm“dados bastante claros e precisos” dos últimos 30 minutosde vôos do Airbus da TAM, que no último dia 17 chocou-secom um terminal de cargas da companhia, em um acidente que matoucerca de 200 pessoas em São Paulo, de acordo com o chefe do Centro de Investigação e Prevençãode Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge KersulFilho.O comandante disse que a investigação deve utilizarprincipalmente dados dos 15 minutos finais do vôo. “Vai ser aparte principal. Os últimos 15 minutos já serãosuficientes para termos os parâmetros e analisarmos o que sepassou na aproximação final, no toque da aeronave napista até sua colisão com o edifício”,informou.
Dos 580parâmetros retirados das caixas-pretas – informaçõessobre velocidade, altitude e operação da aeronave, porexemplo – a investigação do Cenipa vai utilizar 60.“Temos certeza que atenderão. Se, no transcorrer dainvestigação chegarmos a conclusão que nãoforam suficientes, nada impede de retornarmos para resgatar novasinformações”.Kersulinformou que um piloto da TAM participou da transcriçãodos dados de voz e, “por conhecer a tripulação, foio responsável por identificar as vozes dos comandantes”.