José Serra propõe expresso até Guarulhos para desafogar Aeroporto de Congonhas

27/07/2007 - 18h28

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador paulista José Serra apresentou nove sugestões para desafogar a sobrecarga de aviões no Aeroporto de Congonhas, onde aconteceu o maior acidente da aviação brasileira na semana passada. O pacote de medidas prevê três principais sugestões: apressar investimentos para colocar em funcionamento a terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, aumentar os investimentos para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a construção de um trem-expresso, no valor de R$ 3,4 bilhões, para ligar Congonhas a Guarulhos."A curto prazo, muitos vôos devem ser transferidos para os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. É sobre esses aeroportos que devem ser concentrados e acelerados os investimentos de expansão e adequação dos próximos anos", disse Serra. Da reunião, também participaram o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, secretários do governo estadual, presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Federação de Comércio de São Paulo (Fecomercio), além de um professor especialista em aviação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Nicolau Fares Gualda.O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu as sugestões e comentou que é necessário "otimizar" os aeroportos de Congonhas e Viracopos, além de priorizar o acesso a eles. Jobim reiterou a necessidade de fazer com que Congonhas deixe de ser um aeroporto de escalas de vôos e volte a ser destino de vôos "ponto-a-ponto", conforme determinou o Conselho de Aviação Civil (Conac) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Jobim também comentou que vistoriou a pista principal de Congonhas e o local do acidente. Para ele, o aeroporto é uma espécie de "porta-aviões", incrustado numa região de prédios, e precisaria de uma área de escape maior.José Serra explicou rapidamente que a sugestão do trem-expresso até Guarulhos é um projeto que custaria R$ 3,4 bilhões por meio de uma Parceira Público-Privada (PPP). Caberia ao governo federal R$ 580 milhões, ao estado R$ 1,5 bilhão e à iniciativa privada R$ 1,32 bilhão. Segundo ele, se tudo "andar depressa", as obras poderiam estar concluídas em 2010. O governo de São Paulo estaria disposto a avançar no projeto do trem para Guarulhos, que aproveitaria linhas já existentes ou áreas vizinhas.