Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, anunciou hoje (11) os novos investimentos para a cadeia calçadista, a fim de ampliar a participação brasileira no mercado mundial e fortalecer a imagem do país como fornecedor de máquinas e equipamentos para o segmento.O anúncio foi feito em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros e Calçados (Abrameq).De acordo com o presidente da Assintecal, Luis Cláudio Amaral, a indústria de componentes para calçados está renovando o quinto convênio com a Apex-Brasil em nove anos. A nova parceria prevê investimentos conjuntos de US$ 22,7 milhões e a meta é exportar US$ 1 bilhão em 2007.Amaral disse que o setor aumentou em 350% as exportações, desde que firmou a parceria com a Apex. “Todo retorno das exportações é usado para investimentos em tecnologia de produção e desenvolvimento em inteligência comercial”, explicou.A Abrameq também está renovando a parceria com a Apex-Brasil, em convênio que prevê investimentos de R$ 4,5 milhões em eventos de alcance internacional com foco na América Latina. Segundo Alessandro Teixeira, a cadeia couro-calçadista é a que mais recebe investimentos da Apex, com 11% de todo o orçamento da agência. “É uma oportunidade para o governo e o setor privado construírem alternativas e ganhar mercados cada vez mais qualificados para o produto brasileiro", disse. E lembrou que a Apex trabalha há sete anos na promoção do setor: “Cada vez mais nós temos sentido no mercado internacional a qualidade do produto brasileiro, a demanda no sentido de que conseguimos fortalecer a marca".