Mantega e secretário do Tesouro dos EUA discutem cooperação

11/07/2007 - 18h58

Edla Lula e Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de encontro de mais de duas horas com o ministro daFazenda, Guido Mantega, o secretário do Tesouro  dos Estados Unidos, Henry Paulson informou que foi "uma boa reunião", em que ambos abordaram uma série de tópicos em torno dos quaisseria possível haver cooperação entre os dois países.

Paulson confirmouque entre os temas da conversa estavam as negociações da Rodada Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC):  "Nós sempre falamossobre Doha porque eu acho que nós concordamos que Doha é muito importante parao mundo, para o Brasil, para os Estados Unidos. Então é importante procurarmoschegar a um acordo".

Mantega e Paulsonjá haviam se encontrado pela manhã, quando Doha foi também assunto do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro da Fazenda, o governobrasileiro expressou interesse em retomar a Rodada Doha. "O Brasil conta com osEstados Unidos para que possamos prosseguir nessa estratégia", disse Mantega, ainda pela manhã.

A Rodada Doha começou em 2001, com oobjetivo de diminuir as barreiras comerciais e as dificuldades dos países emdesenvolvimento, com foco no livre comércio. Os subsídios agrícolas – ajuda queos governos dão aos produtores e que torna os preços dos países emdesenvolvimento pouco competitivos – estão entre as principais controvérsias nasnegociações.