Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Ministério do Turismo está investindo este ano, no Rio de Janeiro, R$ 395 mil no projeto Trilha Jovem, de educação profissional para jovens na faixa etária dos 16 aos 24 anos de comunidades carentes. Alguns vão participar como voluntários ou estagiando em empresas de alimentação e hotéis nos Jogos Pan-Americanos. Em todo o Brasil, os investimentos do ministério no projeto alcançam R$ 2,5 milhões.
A primeira turma do Trilha Jovem, coordenado pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), atendeu a 120 alunos, todos estudantes do segundo grau do ensino público. Uma segunda turma, que se acha em andamento, abriga 240 jovens.
A coordenadora do projeto no SindRio, Carla Riquet, disse que os jovens foram selecionados em comunidades carentes como o Complexo do Alemão e da Maré, Vidigal, Batan, Vila Aliança, Cidade de Deus e na Baixada Fluminense. As aulas de gastronomia e hotelaria são realizadas no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), em Bonsucesso, na zona norte da cidade.
Após cumprir os três módulos de aulas, os jovens têm mais 80 horas de estágio supervisionado, sendo depois encaminhados para o mercado de trabalho. “Alguns são contratados, outros mudam de emprego, mas todos são qualificados. O foco do programa é a inserção no mercado de trabalho”, disse Carla Riquet.
"O mais importante do projeto é que ele já vai para o estágio e tem um acompanhamento que dá a oportunidade dele mostrar o seu trabalho e ser contratado pelas empresas”.
No próprio SindRio, três vagas abertas foram preenchidas por alunos do Trilha Jovem, informou Carla Riquet.
O projeto engloba três módulos. O primeiro trata do turismo em geral, com oficinas de turismo, patrimônio cultural, tecnologia da informação, inglês e expressão corporal em diversas linguagens. No final é apresentado um projeto de desenvolvimento sustentável do turismo.
No segundo módulo, é trabalhada a parte de excelência de serviço, quando os alunos são divididos em função do interesse que têm em relação à gastronomia e hotelaria. Nesse módulo são dadas matérias específicas como organização de serviços de alimentação, prestação de serviço de salão e bar, cozinha, segurança de alimentos, hospedagem, operação de software (programa de computador) de hotel, empreendedorismo, além de inglês e oficina corporal.
O terceiro módulo, formado por 80 horas, ensina os alunos a construir um plano de carreira, com aulas sobre inserção profissional e apresentação pessoal. “Eles aprendem a se comportar em uma entrevista, a fazer seu próprio currículo e, se têm alguma idéia de empreendedorismo, aprendem como fazer isso, aonde procurar. Eles são incentivados a continuar os estudos”, disse Carla Riquet.
A Caixa Econômica Federal apóia o projeto fornecendo uniformes de sala de aula e para o curso de gastronomia. O convênio com o Ministério do Turismo para o Trilha Jovem no Rio de Janeiro foi iniciado no ano passado e expira em dezembro deste ano. Os Hotéis Pestana, Copa Sul e Bambina apóiam também o projeto, além das redes de alimentação Bobs, Spoleto, Ricos, Mister Pizza e Restaurante Rian.