Campanha contra glaucoma deve examinar 1,6 mil pernambucanos

22/05/2007 - 11h12

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Cerca de 1,6 mil moradores decomunidades de baixa renda de Recife e outras cidades da região metropolitanadevem ser examindas hoje e amanhã (23), durante a campanha nacional contra oglaucoma. A doença é causada pelo aumento da pressão intraocular e pode resultarem cegueira se não for tratada.

O local escolhido para realização dos exames que poderão detectar a enfermidade foi a quadra do colégio Sizenando Silveira,no centro da cidade. Muita gente veio de municípios vizinhos como Cabo de SantoAgostinho e São Lourenço da Mata para se consultar com os especialistas durantea campanha.

De acordo com o presidente daSociedade Brasileira de Glaucoma, Roberto Galvão, as medidas preventivas sãoimportantes porque a maioria das pessoas desconhece os sintomas da doença. “Numaregião metropolitana como a do Recife, que concentra uma população de trêsmilhões de habitanates, 60 mil devem ter a doença e  30 mil não sabem que são portadores doglaucoma”, disse ele.

O médico alertou que a enfermidade pode danificar o nervo óptico,estrutura que leva as impressões visuais do olho para o cérebro.” Quando opaciente percebe os primeiros sinais já há uma perda de 50% das fibras do nervoóptico“, afirmou . A campanha acontece em 11 cidades brasileiras, incluindoRio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.