Renato Brandão
Da Agência Brasil
São Paulo - Os organizadores da Campanha Brasil Contra o Glaucoma estimam atender pelo menos 4 mil pessoas na cidade de São Paulo entre hoje (22) e amanhã (23). A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Glaucoma, realizada em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Em Campinas, interior do estado, o atendimento também será feito hoje e amanhã. Nas cidades do ABC paulista, a campanha está funcionando em sistema de rodízio. Hoje é a vez de Santo André, São Caetano e Mauá; amanhã, de São Bernardo do Campo. Na quarta-feira também serão atendidas as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Na capital paulista, os atendimentos estão sendo prestados por uma equipe de 60 médicos no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), região central da cidade. Os profissionais medem a pressão intra-ocular e realizam o exame de fundo de olho.Segundo o oftalmologista Mauricio Della Paolera, coordenador da campanha na capital paulista, como o aumento da pressão é o principal fator de risco do glaucoma, o objetivo da campanha é justamente conscientizar a população a fazer os exames clínicos uma vez ao ano."O glaucoma é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão intra-ocular. Esse aumento de pressão pode levar à perda de visão ou à cegueira irreversível. Para não chegar nesse ponto, é necessário medir a pressão uma vez por ano”.Além dos exames, estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o glaucoma atinge mais de 900 mil brasileiros e 80% dos portadores da doença não sentem nada e não apresentam alterações na visão no início da doença.Na forma crônica, as alterações só são percebidas quando o glaucoma está em estágio avançado. Na forma aguda, há dor, redução da visão e vermelhidão do olho.Essa é a primeira edição nacional da campanha, realizada pela primeira vez há quatro anos, em Salvador (BA).