Inca inaugura nova divisão que dedicará à alimentação mais saudável

20/05/2007 - 18h10

Mariana Rozadas
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Amodificação dos padrões alimentares dosbrasileiros e o estímulo ao consumo de alimentos saudáveisserão os novos alvos do Instituto Nacional do Câncer(Inca). A instituição inaugurou a divisão deAlimentação, Nutrição e Câncer, quefuncionará em sua Coordenação de Prevençãoe Vigilância. O novo setor deverá estimular a populaçãoa aumentar o consumo diário de frutas, verduras e legumes,alimentos considerados protetores contra vários tipos decâncer.

"Arelação entre a alimentação e odesenvolvimento de doenças como o câncer estácada vez mais evidente. Por isso, o instituto entendeu que seriaimportante ampliar as ações que já vinham sendodesenvolvidas pela divisão de Tabagismo e Outros Fatores deRisco, onde a alimentação se enquadrava",explica Fábio da Silva Gomes, um dos nutricionistas da equiperesponsável pela nova divisão do Inca.

Onutricionista destaca a importância de o Instituto Nacional deCâncer passar a contar com esta nova divisão. "Emgeral, as pessoas têm a idéia de que o Inca évoltado somente para atividades relacionadas ao hospital, aassistência e tratamento de casos de câncer, mas nãoé bem assim. O Inca também promove diversas açõesrelacionadas à promoção da saúde e asformas de prevenção ao câncer. A nova áreafoi criada justamente para promover práticas alimentaressaudáveis em toda a população e contribuir,mesmo que a longo prazo, para modificar os padrões alimentaresdos brasileiros. O nosso trabalho vai ser impedir que o câncercomece".

Deacordo com Fábio, o padrão alimentar brasileiro semodificou nos últimos anos. Hoje, a populaçãoingere menos alimentos de origem vegetal, como cereais, feijõese raízes, ao passo que aumentou o consumo de gorduras eaçúcares.

Empesquisa recente, a Organização Mundial de Saúde(OMS) indicou que 40% da população de todo o mundoingere frutas, legumes e verduras em quantidades abaixo doconsiderado ideal, que seria de cinco porções ao dia.

Ospadrões alimentares dos próprios funcionários doInca serviram como objeto de estudo para que a divisão deAlimentação, Nutrição e Câncerfosse criada. A estratégia foi mapear os hábitos dealimentação dos profissionais que trabalham noinstituto, discutir propostas de alimentação saudávelcapazes de serem aplicadas ao dia-a-dia e a partir daí,estimular o consumo adequado de frutas, legumes e verduras. Aspropostas serão implementadas pela equipe da nova divisão,que vai reavaliar a dieta e os costumes alimentares dosfuncionários antes e depois do estabelecimento do novo setordo Inca.