Brasil precisa fazer reformas para crescer, diz ministro

15/05/2007 - 17h09

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O ministro da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Walfrido dos Mares Guia, disse hoje (15) que o Brasil vive um momento "especial" de vulnerabilidade externa "muito baixa" e de um novo tipo de crescimento que passa pela economia e inclui a questão social, com a implementação de vários programas pelo governo.

"Esse crescimento com distribuição de renda e inclusão se dá pelo Programa de Aceleração do Crescimento [PAC], que vai tratar das condições necessárias de infra-estrutura - portos, aeroportos, rodovias, energia, saneamento básico -, do  Plano de Desenvolvimento da Educação, que é uma luz no meio do túnel, pelo pacto social, em conclusão, e pelo Plano Nacional de Segurança Pública, que deve ser anunciado brevemente".

Por essas razões, o ministro defendeu a necessidade de o país fazer a reforma política, tributária e da previdência. "Para levar adiante o novo ciclo de desenvolvimento econômico do país, que contempla a inclusão social".

Mares Guia participou nesta terça-feira do segundo dia de debates do 19º Fórum Nacional, cujo foco é justamente o PAC. Ao falar sobre iniciativa, criatividade e oportunidade como idéias-força para o crescimento do país, ele apontou a educação e a falta de acesso à tecnologia como restrições ao empreendedorismo no país.

Por isso, destacou a necessidade de se investir em educação para mudar esse panorama e estimular a criatividade e iniciativa, dois fatores que, segundo ele, têm impactos positivos na competitividade brasileira.

O 19º Fórum Nacional foi aberto ontem (14) no Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), no Rio de Janeiro, e prossegue até amanhã (16).