Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista cresceu 9,4% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mais alta registrada para o mês de fevereiro desde 2001. O número divulgado hoje indica continuidade na trajetória de crescimento do setor, observada desde janeiro de 2004.
Para Nilo Lopes de Macedo, da Coordenação de Comércio e Serviços do IBGE, o resultado de fevereiro é conseqüência da manutenção de condições econômicas favoráveis. “Tem toda uma expectativa em função do aumento de renda, a taxa de juros está caindo, os preços estão favorecendo, as expectativas políticas são favoráveis em termos de manutenção de um quadro político estável, [isso tudo] reflete esse quadro estável econômico e político que o país está passando”, avaliou o economista.
Segundo o levantamento do IBGE, todas as atividades do varejo registraram alta no volume de vendas, mas o segmento que mais contribuiu para o resultado global do setor foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, cuja expansão foi de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho positivo dessas atividades foi responsável por 40% da formação da taxa nacional.
O segundo maior impacto no crescimento das vendas do comércio partiu do segmento de móveis e eletrodomésticos, que registrou aumento de 19,1% no volume de vendas.
Embora com menor peso na taxa global, o comércio de artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui óticas, lojas de departamentos, de artigos esportivos e de brinquedos, foi o segmento que mais cresceu, com expansão de 25,1% nas vendas.
A atividade de combustíveis e lubrificantes avançou 5,5% no volume comercializado, beneficiada, principalmente, pela estabilização dos preços. Este foi o segundo resultado positivo do segmento depois de dois anos consecutivos de queda.
Em termos regionais, o estado de Alagoas foi o que registrou a maior alta: 35,2% nas vendas no varejo. A maior contribuição para o índice nacional, no entanto, veio do estado de São Paulo, cujo crescimento nas vendas foi de 10,2%. O Piauí foi a única unidade da federação em que as vendas do comércio recuaram em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.