Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As 1.200 micro e pequenas empresas instaladas na área da Sociedade dosAmigos das Adjacências da Rua da Alfândega, a Saara, recebem cerca de 100 milconsumidores por dia. Segundo o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), Sérgio Malta, esse número chega a quadruplicar em datas festivas, comoo Dia da Criança, o Natal, o carnaval e a Páscoa.Em março deste ano, o Sebrae/RJ organiza em parceria com a Câmara Brasileirade Comércio Eletrônico(Câmara-e-net) e os Correios, um seminário sobre comércioeletrônico para as micro e pequenas empresas. O evento faz parte de um circuitonacional.No início deste ano, delegações de varejistas liderados pela Federação doComércio do Rio de Janeiro visitaram a maior feira anual de varejo do mundo, emNova Iorque, Estados Unidos, onde foi discutido o futuro do setor. “Lá, se viu que o futuro está, realmente, no comércio eletrônico”, indicouMalta. Ele analisou, por outro lado, que nada conseguirá substituir o contato físico com os clientes na loja, mas assegurou que “ocomércio eletrônico tem que se conjugar ao comércio físico”.Durante o seminário, será debatido como colocar os comerciantes varejistasutilizando essa ferramenta do comércio virtual como uma alavanca paraconquistar cada vez mais clientes no Estado, informou. O comércio eletrônico da Saara é uma das atividades previstas no TEC 3000,programa de integração nacional desenvolvido pela Confederação das AssociaçõesComerciais e Empresariais do Brasil(CACB), com apoio da Caixa EconômicaFederal.O TEC 3000 objetiva integrar e dar apoio comercial a 2,5 milhões de micro,pequenas e médias empresas no país e reúne, através da CACB, 27 federações e2.200 associações comerciais.