Monique Maia
da Agência Brasil
Brasília - Os estudantes que faltaram ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até domingo (31) para justificar a ausência. Os universitários que não justificarem a falta estarão impedidos de colar grau. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
O Enade é obrigatório e aplica provas em estudantes de vários cursos de graduação para avaliar a qualidade de ensino da faculdade ou universidade. Neste ano, o programa contou com a presença de 83% dos inscritos. No entanto, cerca de 78 mil estudantes não compareceram para fazer a prova. O Enade avaliou estudantes de 15 cursos de graduação, entre os quais os de turismo, direito, biomedicina, música e administração.
A Região Sul teve o maior índice de presença, com 85,8%. Os estados do Rio de Janeiro (77,5%) e do Maranhão (76,5%), juntamente com o Distrito Federal (76,7%), tiveram mais alunos faltosos.
De acordo com a assessoria do Inep, o Ministério da Educação elaborou uma comissão para receber e analisar as justificativas. Os documentos como laudo médico e boletim de ocorrência, entre outros, devem estar autenticados e enviados junto com o nome da instituição e do curso em que o estudante está matriculado.
Toda a documentação deve ser colocada em um envelope e enviada para o seguinte endereço: Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, anexo II, sala 422. Cep:70.047-900, Brasília, Distrito Federal.