Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Ao inaugurar, hoje (27), o primeirorestaurante-escola da capital, no Centro Público de Promoção doTrabalho e Renda, no bairro de Casa Amarela, o ministro doDesenvolvimento Social, Patrus Ananias, destacou que o projeto integrao sistema de segurança alimentar e nutricional do país.
Executado em parceria com a prefeiturade Recife, o restaurante oferecerá qualificação profissional, na áreade gastronomia, a jovensde 18 a25 anos em situação de vulnerabilidade social. O local tem capacidadepara receber 240 alunos por ano, em cursos que envolvem conhecimentonutricional e preparação de alimentos. Além deser um espaço formador de mão-de-obra, vai assegurar a oferta de 500refeições por dia, apreços populares.
Patrus Ananias disse que o país já tem mais de 100restaurantes populares em cidades com população superior a 100 mil habitantes. "O governofederal financia a construção e compra dos equipamentos modernos, para garantiralimentação de boa qualidade. Além disso, coloca a disposição apoio técnico, fazendocom que os espaços sejam de uso múltiplo, tanto para alimentação de consumidores,quanto para formação profissional”, declarou.
A jovem Cassiane Maria, de 19 anos,uma das alunas do curso de gastronomia destacou a oportunidade de aprender uma profissão: ”Hoje, sem estudo e experiência,não se chega a lugar nenhum. Acredito que, terminando o curso, posso arrumaremprego ou abrir uma lanchonete”.
O ministro lembrou que o conjunto deprogramas de segurança alimentar inclui também a instalação de cozinhascomunitárias. E inaugurou a sétima cozinha comunitária de Recife, nobairro da Várzea. Na unidade serãoproduzidas, por dia, 200 refeições e 50 delas destinadas a moradorescomcarência nutricional, cadastrados por agentes de saúde e centros deassistênciasocial.