Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O que leva um aluno a ter um bom desempeno escolar? O estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, divulgado hoje (19) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), traz algumas respostas: boas práticas pedagógicas, professores comprometidos e qualificados, participação ativa dos alunos, gestão democrática e parcerias externas.Esses foram os fatores encontrados em 33 escolas de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, selecionadas por terem alcançado boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil, que avalia os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. As escolas também foram escolhidas por atenderem crianças de baixa renda, indígenas, da zona rural ou das periferias.A pesquisa, inédita no país, foi realizada em apenas três meses. Os pesquisadores do Unicef ouviram diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e os conselhos escolas para tentar encontrar as razões para o sucesso das escolas.“Em cada caso fica claro que, com ações voltadas para gestão, para a constituição de uma comunidade mobilizada em torno dos interesses da educação, é possível extrair desses casos exemplos que podem repercutir na qualidade da educação básica no país”, avaliou o ministro da Educação, Fernando Haddad.De acordo com a representante do Unicef Marie-Pierre Poirier, um dos méritos do estudo foi descobrir como os alunos conseguiram bons resultados mesmo enfrentando situações precárias no ensino e em suas vidas pessoais."A educação não é uma disciplina que permite sair com receitas, ingredientes únicos. Todos esses fatores têm que ser articulados e combinados, mas, com certeza, a grande conclusão dessa [pesquisa] Aprova Brasil é que para achar uma solução de educação para cada criança temos que aprender com a escola”, ensina Marie-Pierre.O ministro Fernando Haddad ressaltou que os valores humanos devem ser estimulados nas escolas brasileiras. “O que os estudos indicam é de que as relações humanas dentro da escola precisam ser revitalizadas, restituídas. Em primeiro lugar, o professor acreditar que a criança é capaz de aprender. O aluno acreditar no seu professor, restabelecer essa relação professor-aluno”.