Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O bom desempenho dos alunos de 4ª e 8ª séries de 33 escolas públicas brasileiras não pode ser associado a um único motivo, mas a um conjunto de fatores combinados. Em todas as escolas, um dos motivos para o êxito no Prova Brasil foi odesempenho dos professores. A maioria apresentou compromisso em relaçãoà escola, aos alunos e a comunidade. Com nível superior completo econstantes aperfeiçoamentos, eles se mostraram exigentes, pacientes ecriativos com os alunos.A conclusão é do estudo Aprova Brasil, o direito de aprender, divulgado hoje (19) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A pesquisa avaliou 33 escolas em 14 estados e no Distrito Federal, selecionadas por terem alcançado um bom desempenho no exame Prova Brasil e por suas condições socioeconômicas.“Emocionou-me muito que, dentro de todas as pesquisas, as perguntas, todos os professores falavam bem dos alunos. Ninguém mencionou nenhuma coisa ruim a propósito deles. E os alunos falam bem dos professores”, disse a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier.Em 25 escolas, os alunos foram reconhecidos como os grandes responsáveis pelo sucesso. Nesses casos, eles atuaram como sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Em 21 escolas, o bom desempenho foi atribuído a boas propostas pedagógicas e a utilização de vários recursos na aprendizagem. Um exemplo apontado no estudo foi o combate à evasão escolar. Em algumas escolas selecionadas, quando um aluno falta, uma equipe de visitadores vai à casa da família saber o quê aconteceu.Em 18 escolas, o bom desempenho dos alunos se deveu à participação da comunidade no cotidiano escolar, como o envolvimento dos pais e parcerias firmadas com empresas, associações de moradores, universidades e organizações não-governamentais.Em uma das escolas, por exemplo, as mães de alunos que estavam desempregadas participavam de oficinas de profissionalização, como uma oficina de construção de brinquedos. A produção das mães acabava sendo utilizada pelas próprias crianças.De acordo com o Unicef, os resultados do estudo Aprova Brasil serão utilizados para o desenvolvimento de programas que apóiem escolas em todo o Brasil, a partir das soluções das escolas pesquisadas.