Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Os recursos federais de apoio a empresas nacionais exportadoras estão confirmados para os próximos dois anos. Eles somam R$ 191,8 milhões e abrangem 26 projetos, dos quais sete são novos. O anúncio foi feito hoje (5) pelo presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Juan Quirós. O montante destina-se ao suporte de necessidades das entidades empresariais de segmentos de exportação, como o custeio de estandes em feiras internacionais de negócios e materiais de reforço, como amostras, brindes e apoio logístico, por exemplo. Todas as atuações são conjuntas, com aporte da Apex e das entidades e empresas.Do total de projetos, 19 foram beneficiados por convênios anteriores e, como tiveram resultados satisfatórios, terão continuidade. Eles incluem, dentre outros, produtos como alimentos e outras mercadorias para animais; sisal; frutas; carne de frango; biscoitos; artigos têxteis e confecções; vidros; instrumentos musicais; madeiras industrializadas; equipamentos médico-hospitalares.Os novos convênios são no segmento de produtos étnicos; autopeças; artes visuais; desenvolvimento imobiliário e turístico do Nordeste, incluindo o artesanato do Ceará; além de dois projetos do setor eletro-eletrônico em Minas Gerais, um para redes elétricas e outro para comunicação e radiodifusão. Quirós informou que outros oito projetos devem estar concluídos para assinatura até o final do ano, somando mais R$ 19,7 milhões.Na avaliação dele, o bom desemoenho das exportações em 2006 é fruto da consolidação de parcerias com o setor privado e da geração de uma cultura exportadora.“Hoje, independentemente do porte da empresa, há uma estratégia de exportação incorporada. Nós fizemos mais de 2 mil eventos em quatro anos, temos 8,5 mil empresas exportadoras, praticamente 50% de todas as empresas exportadoras do Brasil", disse. "Estamos apoiando 70 setores da nossa economia, que representam 68% da pauta de exportações do Brasil. Então, o futuro em nosso plano estratégico para os próximos quatro anos está na consolidação de mercados de produtos e empresas".As declarações foram dadas em um almoço com empresários e jornalistas, no qual foi distribuído o documento Direcionamento Estratégico 2007-2010 da Apex-Brasil, finalizado semana passada.