Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As empresas aéreas apresentarão na próxima segunda-feira(13) um plano emergencial para evitar novos problemas nos aeroportos de SãoPaulo. O compromisso foi assumido hoje (7) após reunião entre as empresasaéreas, a Associação de Moradores do Bairro de Moema (SP), o Ministério Públicode São Paulo e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).“Nós estabelecemos um prazo e as companhias aéreas vãoapresentar um plano emergencial para os próximos feriados, e a gente espera quediminuam os problemas”, disse Leonardo Freire Pereira, do Procon de Guarulhos. Uma das propostas previstas é de que as companhias aéreaspassem a dar assistência aos passageiros que aguardam nos aeroportos já naprimeira meia hora de atraso do vôo. “Isso significa uma evolução na história,porque até então as companhias aéreas entendiam que a assistência que elasdeveriam prestar para os passageiros era somente a partir da quarta hora deatraso”, explicou Marli Aparecida Sampaio, diretora-executiva do Procon de SãoPaulo.Também está previsto que as empresas abram um canal diretopara reclamações e que seja apresentado um plano para redução dos vôosnoturnos. De acordo com Lygia Horta, representante da Associação de Moradoresde Moema, há um temor de que a medida emergencial de funcionamento até às 1h30 passea virar uma medida definitiva e prejudique as pessoas que moram próximas dosaeroportos.“Assim que nós tivermos traçado esse plano, nós vamos entrarem contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero e ogoverno federal para lhes apresentar todo esse plano para ver até onde ogoverno federal pode atender aos consumidores”, disse a diretora-executiva doProcon-SP.Os problemas nos aeroportos do país começaram na semanapassada, quando os controladores de vôo, sob a alegação de falta de pessoal eexcesso de trabalho, decidiram estabelecer uma operação-padrão, aumentando ointervalo entre os pousos e decolagens e reduzindo para 14 o número deaeronaves monitoradas simultaneamente. A operação provocou atrasos nos vôos e umagrande espera de passageiros nos aeroportos de todo o país.O Procon alertou que os consumidores que se sentiremprejudicados pelos problemas atuais nos aeroportos podem procurar os postos deatendimento do órgão, levando cópia do canhoto do bilhete e dos documentos quecomprovem a espera. Há também um link específico para reclamações referentesaos atrasos ou cancelamentos de vôos no site da fundação www.procon.sp.gov.br. De acordo com oProcon, cerca de 60 pessoas já fizeram reclamações sobre os problemas nosaeroportos até o momento.