Recife levará a conferência internacional experiência no tratamento de dependentes químicos

21/10/2006 - 16h10

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A experiência do Programa Mais Vida,desenvolvido pela Prefeitura da capital pernambucana desde fevereiro de2004, será levada à 3ª Conferência Internacional de Álcool e Redução deDanos, que se realizará na cidade do Cabo, na África do Sul, de amanhã(22) a quarta-feira (25).

Oobjetivo do programa é oferecer uma rede especializada de serviços paratratamento de dependentes químicos e será apresentado pelo secretáriomunicipal de Saúde, Evaldo Melo, como exemplo de política públicabem-sucedida no tratamento de dependentes de álcool. Meloinformou que a inclusão de pernambucanos na comitiva brasileira queparticipará da conferência, com o apoio do Ministério da Saúde, deve-seaos projetos adotados pela administração municipal para impedir adisseminação de doenças como Aids e hepatites, além de melhorar ascondições de saúde da população.

Nacapital funcionam, atualmente, seis Centros de Atenção Psicossocial,instalados em parceria com o ministério e voltados ao atendimento depacientes usuários de álcool e outras dorgas.

Naconferência serão discutidas, com base em experiências de sucesso,políticas públicas que resultem na redução de danos à população,principalmente a dos países em desenvolvimento.