Empresas do setor elétrico ampliam investimentos em tecnologia da informação

05/10/2006 - 11h49

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - As empresas do setor elétrico nacional, ligadasàs áreas de geração, distribuição, transmissão de energia elétrica estãoampliando cada vez mais os investimentos em novas tecnologias, com objetivo demelhorar o atendimento a população.

A informação foi dada por Paulo Mandarino, chefedo Departamento de Tecnologia da Informação da Eletrobrás, durante encontro detecnologia da informação, que reúne até amanhã em Recife executivos, dirigentese profissionais de empresas do segmento.

Ele disse que a Companhia Hidro Elétrica do SãoFrancisco (Chesf) vem se qualificando como uma das maiores empresas a usartecnologia de ponta na área de informática do Brasil. Segundo Mandarino, um dostrabalhos da Chesf, que pode servir de modelo para as demais empresas é na áreade gerenciamento de processos de negócios (BPM).

“A ferramenta permite que se possa automatizar evisualizar, de forma gráfica, todos os processos de negócios que estãoacontecendo dentro das empresas e saber quem é o responsável por cada etapa dosprojetos, enviando alerta em caso de atrasos e permitindo ganhos deprodutividade”, explicou.

Mandarino destacou que um dos desafios da Chesftem sido a adequação da empresa à lei norte-americana Sarbanes Oxley, quesurgiu nos Estados Unidos em decorrência dos escândalos financeiros ocorridosno país no início de 2000. Os escândalos resultaram em falência fraudulenta dediversas empresas, inclusive de energia elétrica, que tinham papéis negociáveisna Bolsa de Nova York.

“A lei feita por dois políticos norte-americanos,introduziu controle nos processos de trabalho das empresas de forma que elaspudessem ser auditáveis por qualquer entidade externa, garantindo aosinvestidores que os balanços financeiros apresentados eram verdadeiros e nãomaquiados”, explicou.

De acordo com Sandra Camelo, Superintendente deTecnologia da Informação da Chesf, o projeto, que começou como um desafio,transformou-se numa oportunidade para que a empresa avance gerencialmente,tornando todos os setores ainda mais confiáveis e eficientes.

O objetivo do seminário é contribuir parapossibilitar a troca de experiências entre as empresas, mostrando que por meiodo uso da tecnologia da informação, é possível conseguir maior agilidade eeficácia na prestação dos serviços a população.