Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A situação financeira das famílias moradoras da regiãometropolitana do Rio de Janeiro está equilibrada. Elas devem gastar mais nospróximos seis meses na compra de bens duráveis como carros, tvs e geladeiras. Aconstatação é da pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), divulgada hoje(25) pelo Instituto Fecomércio-RJ.Os dados revelam que o percentual de famílias que desejamadquirir um bem durável até o fim do ano pulou de 35,3% em agosto de 2005 para44,2% no mesmo período deste ano. Este foi o melhor resultado em um mês deagosto desde 2000. O percentual é ainda mais expressivo no caso das famíliascom renda superior a 20 salários mínimos, em que a intenção de consumo avançoude 31,4% para 45,8%.De acordo com o instituto, após os gastos da primeira metadedo ano em função das férias, feriados prolongados e a Copa do Mundo, asfamílias adotaram uma administração mais rigorosa do orçamento doméstico, quepermitiu contas em dia e uma sobra de recursos. Segundo a pesquisa, 43,2% das famílias fecharam o mês com osgastos sob controle. O percentual era de 41% no mesmo período do ano passado.Por outro lado, a falta de dinheiro deixou de ser um problema em alguns casos,passando de 31,2% em 2005, para 27% em 2006.O perfil também revelou que subiu de 27,8% para 29,8% opercentual de famílias com sobra orçamentária na passagem de um ano para outro.A utilização desse excedente foi voltada para formação de reserva paraeventualidades na maioria dos casos, 29,8%, seguida por lazer (28,6%) e gastosfuturos (24,7%).Entre os maiores sonhos de consumo da população analisadaestão os artigos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e veículos. Já na listados produtos mais adquiridos, destacam-se tvs, seguidas por DVDs, carros,geladeiras, fogões e computadores. O consumo de celulares registrou a maiorqueda, de 6,4% pra 4,6%.O estudo apontou ainda elevação na inadimplência das contasfixas, passando de 23,1% para 24,5%. As contas mais negligenciadas são faturade telefonia fixa e energia elétrica.