Michel Medeiros
da Voz do Brasil
Brasília - Consumidores de nove municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem acompanhar mais de perto o andamento de suas queixas à Fundação Procon, especializada em direitos do consumidor. As cidades são as primeiras a fazer parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados dos Procons municipais.Criado há dois anos pelo Ministério da Justiça, o sistema foi implementado em 14 estados das cinco regiões do país. Por meio do Sindec, os Procons podem levantar informações, em tempo real, sobre os atendimentos realizados, facilitando a identificação das empresas com maior número de consultas ao serviço e permitindo ao consumidor acompanhar, pela internet, o desenrolar de seus processos.De acordo com a coordenadora nacional do sistema, Juliana Pereira, o Sindec permite ao consumidor se prevenir de empresas que apresentam problemas. “Trabalhamos continuamente com a educação do consumidor e, quando o ele passa a ter acesso à conduta e ao comportamento de fornecedores e serviços, é incentivado à cultura da prevenção”. Outra vantagem, acrescenta Pereira, é que, a partir da informatização, os problemas são resolvidos mais rapidamente.Os próximos estados a serem integrados são Maranhão e Alagoas. O treinamento das equipes dos Procons locais deve começar nos próximos dias.