Plano do Dnit prevê instalação de 151 novas balanças para cargas nas estradas

12/09/2006 - 7h07

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir do próximo ano, 151 novas balanças (fixas e móveis) serão instaladas em todo o país para tornar mais rígido o controle de cargas nas estradas brasileiras. O objetivo é coibir o excesso de peso das cargas transportadas por caminhões, garantir maior segurança aos motoristas e maior vida útil da pavimentação. A implantação das novas balanças faz parte do Plano Nacional de Controle de Pesagem e Fiscalização de Veículos de Cargas, que será apresentado oficialmente em audiência pública às 9h30 desta terça-feira (12), na sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.Após essa audiência, será feito, ainda em outubro, o lançamento da concorrência pública para a contratação das empresas que vão construir os novos postos de pesagem no país.  A informação é do secretário-executivo do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), coronel Paulo Roberto Dias Morales. O Centran é um órgão ligado ao Dnit e ao Exército.Dias destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância desse novo sistema ser implementado de forma urgente, já que o excesso de carga está deteriorando as estradas brasileiras. “O excesso de peso acarreta de 30 a 40% da redução da vida útil das rodovias. O que é péssimo para o Estado, pois ao invés de o governo investir em novas obras, ampliando a malha rodoviária, fica obrigado a sempre fazer reparos”, disse.Os novos postos de pesagem vão contar com sensores instalados no asfalto, câmeras com leitores de captura automática de placas e detectores de altura. Conforme explicou Dias, com esse novo sistema, a partir de comprovada qualquer irregularidade, como excesso de peso por exemplo, a multa será enviada on-line para a Central do DNIT para posterior notificação do infrator. O caminhão que conter excesso de peso será retido até que a carga seja redistribuída para outro veículo.  “A operação dos postos será feita por triagem. Se o caminhão tiver sido acusado de excesso de carga por um sensor,  será convidado, através de luzes semafóricas, a entrar em um posto logo em seguida para, então, ser notificado”.Com a nova tecnologia, os postos também estarão aptos a coibir a fuga dos caminhões, por meio de câmeras e emissão de multas por evasão. Para definição dos locais onde serão instalados os novos postos foram considerados os corredores de exportação, as áreas de origem/destino de cargas e as próprias rodovias. Para implementar o novo sistema, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, em toda a malha rodoviária federal existem 49 postos de pesagem operando normalmente, sendo 15 fixos e 34 móveis. Outros 20 postos estão em atualização tecnológica para operar até dezembro deste ano.