Melhorias na caprinocultura são tema de encontro no Vale do São Francisco

08/09/2006 - 17h20

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Agropecuaristas, comerciantes,pesquisadores, estudantes, técnicos e representantes de Associações deCriadores de Caprinos e Ovinos participam de hoje (8) até domingo (10),em Petrolina, no sertão de Pernambuco, do 7º Encontro da Caprinoculturado Vale do São Francisco.

Promovidopelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), emparceria com a Associação de Caprinos e Ovinos de Petrolina, o encontroinclui torneio leiteiro, cursos e palestras sobre produção de ovelhas ecabras.

De acordo com JussaraLeite, analista do Sebrae, o objetivo é estruturar a criação dosanimais na região, por meio da introdução de novas tecnologias, queirão contribuir para melhorar o rendimento econômico.

Ocoordenador do escritório do Sebrae em Recife, Alexandre Alves,informou que um estudo realizado no ano passado pela instituiçãoconstatou que das 250 mil propriedades rurais cadastradas emPernambuco, 60 mil se dedicam à criação de caprinos e ovinos. E somenteem Petrolina são abatidos 40 mil animais por ano.

"Outroobjetivo do seminário é incentivar o consumo de carne de ovinos ecaprinos que, conforme pesquisas norte-americanas têm menos teor degorduras polissaturas, quando comparadas a outras carnes vermelhas”,enfatizou Alexandre Alves.

Aexpectativa dos organizadores é movimentar R$ 500 mil em negócios eatrair um público de 15 mil pessoas durante os três dias do encontro,que inclui ainda cursos de culinária de carne caprina e ovina, leilõesde animais e comercialização de equipamentos.