Propagandas curtas têm mais audiência que horário eleitoral, dizem especialistas

28/08/2006 - 18h58

Ricardo Carandina
Repórter da TV Nacional
Brasília - Iniciado há quatro semanas, ohorário eleitoral no rádio e na televisão desperta pouco interesse e teminfluenciado cada vez menos as intenções de voto dos eleitores. A avaliação éde especialistas e institutos de pesquisas que atuam na área.De acordo com eles, as propagandas políticas curtas,veiculadas durante a programação normal das emissoras, podem ser maiseficientes no sentido de informar os eleitores sobre as propostas doscandidatos. Essas propagandas também ocupam um espaço gratuito para opartido. O tempo de inserção depende, entre outros fatores, darepresentatividade da legenda e do número de partidos coligados em torno de umachapa.“As propagandas políticas curtas têm mais audiência porque pegamcarona nas novelas, telejornais, partidas de futebol”, explica o publicitárioOrlando Pacheco, responsável pela campanha de um candidato a governador doDistrito Federal. Segundo ele, existe muitodescrédito em relação aos políticos. Por conta disso, a população assistiriacom desconfiança ao horário eleitoral, o que não acontece com as inserções de30 segundos. “Elas pegam as pessoas desprevenidas.”O diretor do instituto de pesquisas VoxPopuli, João Francisco Meira, afirma que as propagandas curtas podem inclusivemudar a intenção de voto ou levar indecisos a dirigir votos a determinadocandidato. “Essas pequenas inserçõescomerciais são altamente comunicativas, porque chegam a todos os eleitores,inclusive os que não gostam de política e que normalmente não assistem aohorário eleitoral”, destaca Meira.Ele acredita que os publicitários deveriam dedicarmais atenção às inserções menores. “É preciso ter um plano de mídia que leve emconta o tipo de audiência. Mas em geral, as campanhas usam a mesma propagandapara todos os horários. Com isso, perdem capacidade de comunicação. Énecessário comunicar-se corretamente."Pelas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do horário eleitoral, os partidos com candidatos à Presidência da República ainda têm direito a seis minutos diários, inclusiveaos domingos, para divulgação de inserções de até 60 segundos,distribuídas ao longo da programação.Asemissoras ainda precisam reservar 30 minutos diários da programação, desegunda a domingo, para veiculação de inserções de candidatos a governador, senador e deputado (federal, estadual e distrital). As inserções são de seisminutos para cada cargo em disputa.