Vannuchi promete esforço para envolver TSE em eleição de conselho tutelar de São Paulo

30/06/2006 - 15h56

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado de São Paulo quer ajuda do governo federal para envolver os órgãos da justiça eleitoral no processo de escolha dos conselheiros tutelares. A comissão pediu hoje (30) que o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, encaminhe proposta ao Congresso Nacional e à Presidência da República.

Vannuchi garantiu que fará de tudo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar a possibilidade de coordenar a eleição dos conselhos tutelares nos municípios com mais de 200 mil eleitores. "Isso porque esses processos têm sido episódios morosos, conflitivos, de disputa pela informalidade do sistema. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, isso é muito importante, então me parece absolutamente sensato e pertinente".

Segundo o vice-presidente da comissão, o vereador Paulo Fiorilo (PT), a proposta principal é a utilização de urnas eletrônicas. "Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, há uma participação muito grande. Sem as urnas eletrônicas, há sempre a dificuldade tanto do voto quanto da apuração". Fiorilo ressaltou que com as urnas o processo seria mais ágil e seriam evitados questionamentos e irregularidades.