Pesquisa mostra inversão de tendências na educação, diz Haddad

30/06/2006 - 13h02

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - Os resultados positivos do Prova Brasil, apresentados hoje (30), significam uma inversão de tendências, na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, desde que a qualidade da educação no país começou a ser medida, os números apresentados eram preocupantes porque revelavam uma queda contínua na qualidade do ensino.

Agora, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que o desempenho dos alunos da quarta série do ensino fundamental em 2005 melhorou em relação a 2003. A média em português passou de 167 para 172 e, em matemática, de 174 para 180.

Para Haddad, avanço pode ser reflexo dos investimentos na área como a destinação de R$ 3 bilhões a mais em salário educação para estados e municípios no comparativo 2006/2002. "Estamos longe de ter um ensino adequado no país. Mas nós temos condições para comprometer a comunidade escolar com metas seguras de qualidade na educação", afirmou.

De acordo com o ministro, as avaliações possibilitam que cada escola defina metas e desenvolva um projeto pedagógico comprometido com esses objetivos. "Se todas as escolas melhorarem 6, 7 ou 8 pontos a cada edição do Prova Brasil podemos atingir uma quadro educacional melhor do que temos hoje."