Ministério faz teleconferência sobre sistema de assistência social

30/06/2006 - 18h33

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília- Mostrar a prefeitos, gestores, técnicos e conselheiros municipais de assistência social formas que agilizam a prestação de contas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esse foi o tema da teleconferência realizada hoje (30), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Pela primeira vez, a prestação de contas, que é referente a 2005, vai ser feita pela intenet.

Em entrevista à Rádio Nacional, a diretora do departamento do Sistema Único de Assistência Social e Combate à Fome, Simone Albuquerque, disse que a burocracia era um dos principais problemas para que o repasse do dinheiro chegasse até as pessoas mais pobres. "Hoje conseguimos pagar todos os municípios brasileiros em um mesmo dia, em contrapartida, eles têm o dever de prestar contas desses recursos".

O Suas regula o sistema de serviços, benefícios, programas e projetos brasileiros de assistência social. De acordo Albuquerque, o sistema, que foi implementado em 2005, tem a adesão de 5.207 municípios brasileiros, ou seja, 93,6% do total.

Ela explica que o Suas é uma rede de proteção integrada para atender famílias mais vulneráveis e pobres do país. Todos os municípios passam a ter um local de referência de atendimento para crianças, jovens, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

"Além de receber o recurso financeiro, do programa federal Bolsa Família, as famílias também recebem uma orientação e têm espaço de convivência e socialização. Hoje, oito milhões de famílias passam por um atendimento de uma equipe de profissionais, assistentes sociais e psicólogos".

Por ano,o ministério destina R$13 bilhões ao Suas, usados no pagamento de benefícios e repassados para os fundos municipais e estaduais que atendem às famílias.