Diretor da ANS diz que qualidade deve ser marca da saúde suplementar

19/06/2006 - 22h42

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - "A sociedade vem percebendo as mudanças. O setor de saúde suplementar ocupava o segundo lugar em número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Atualmente, está em sétimo", afirmou hoje (19) o diretor de gestão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Gilson Caleman.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, ele comentou o reconhecimento dos esforços da ANS: o projeto Política de Qualificação da Saúde Suplementar no Brasil foi eleito por júri popular e recebeu o Prêmio Eleutério Rodriguez Neto durante a Expogest (Primeira Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS), realizada em Brasília entre os dias 4 e 7.

O objetivo da Agência, segundo Caleman, é fazer com que as operadoras dos planos de saúde melhorem sensivelmente a qualidade de prestação do serviço, tanto no atendimento ao beneficiário quanto na assistência à saúde deles. Com o projeto premiado, a ANS pretende avaliar o desempenho das operadoras por meio do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS).

"Nós queremos que a qualidade seja uma marca da saúde suplementar, para que, quando necessitarem do serviço, as pessoas sejam atendidas com qualidade pelas operadoras, e isso implica em incorporar ações de promoção de prevenção e saúde", afirmou.

Caleman lembrou que a Agência ainda enfrenta problemas com relação aos planos antigos e que 36% dos beneficiários se filiaram ao plano que tem limite de cobertura em patologias. "Nós sabemos que não é fácil, porque muitos dos beneficiários do plano antigo são idosos e fazer um plano novo custa caro", afirmou. Quem tiver qualquer problema no atendimento, acrescentou, pode entrar em contato com a ANS pelo telefone 0800-7019656.

O projeto premiado se refere aos resultados de 2003 e 2004, mas a análise do ano passado já está na fase final, segundo o diretor. Nessa fase, as operadoras são informadas sobre como estão sendo avaliadas. "Até o dia 26, elas retornarão essa avaliação e, então, nós faremos um reprocessamento e divulgaremos os resultados dessa avaliação para a sociedade", informou. O resultado deverá sair nas primeiras semanas de julho e estará disponível no site www.ans.gov.br.