Só com inteligência é possível combater organizações criminosas, diz secretário

19/06/2006 - 13h13

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, afirmou hoje (19) que vai participar de uma reunião temática sobre inteligência voltada para o enfrentamento de organizações criminosas. Segundo o secretário, desse seminário, vão sair com orientações para uma mobilização.

"Já existe uma articulação, só queremos dar mais agilidade ao processo, porque só através da inteligência vamos combatê-las", disse o secretário, que participa, em Fortaleza, do Seminário Executivo Sul-Americano de Segurança Pública da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP).

Luiz Fernando Corrêa é o responsável pela área de segurança pública do Ministério da Justiça. No âmbito do ministério é que foi criada a Força Nacional de Segurança Pública, contingente formado por mais de sete mil policiais militares e bombeiros treinados para reforçar as forças de segurança pública estaduais.

Ontem (18), 80 agentes da Força Nacional de Segurança Pública que atuavam em Mato Grosso do Sul foram deslocados para o Espírito Santo, onde, desde a última quarta-feira (14), três rebeliões estouraram em presídios do estado. Duas já foram controladas. Corrêa explicou que a Força Nacional de Segurança Pública atua identificando os detentos do estado do Espírito Santo e apoiando os policiais locais.

"Fazemos uma abordagem no presídio, uma revista minuciosa, identificamos por um método moderno todos os que estão lá dentro, para saber se estão efetivamente com nomes verdadeiros. E é assim que vamos construindo um banco, identificando todos que estão lá dentro, fazendo cruzamentos, com listas de visitantes, quem são as pessoas ligadas que estão do lado de fora. É nessa linha que nós vamos trabalhar", explicou o secretário.

O Seminário Executivo Sul-Americano de Segurança Pública da IACP termina amanhã (20), no Centro de Convenções do Ceará.