Seminário em Minas Gerais discute políticas públicas ambientais a partir de indicadores do setor

19/06/2006 - 18h10

Isabela Vieira
Da Agência Brasil

Brasília – Ambientalistas, representantes de órgãos públicos, de empresas privadas e especialistas em meio ambiente da França, Nova Zelândia, Canadá e Suécia se reúnem a partir de hoje (19), em Belo Horizonte (MG), no Seminário Internacional Indicadores Ambientais.

A idéia é trocar experiências sobre formas de avaliar políticas públicas para área, por meio de indicadores ambientais, e pensar um modelo para medir esses índices nos municípios e nas empresas privadas.

O assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), José Cláudio Junqueira, explica que, no Brasil, nos últimos anos, diversos tipos de investimentos foram feitos na área. Segundo ele, o poder público se organizou para gerir políticas para o setor, enquanto as empresas privadas compraram equipamentos menos poluentes e adotaram estratégias para reduzir os danos ambientais.

No entanto, de acordo com Junqueira, ainda não existe uma forma eficaz de avaliar o resultado dessas ações. "O modelo vai procurar medir a efetividade de todo esse esforço, se a coisa está indo bem ou não", afirma.

Os indicadores ambientais são parâmetros que medem a qualidade do ar, da água, do solo, a proteção à biodiversidade e a aplicação de recursos na área pelo governo da região, por exemplo. Para aferi-los, vários quesitos são analisados e depois quantificados por meio de uma expressão matemática que produz um resultado entre zero e um. Junqueira explica que, no modelo desenvolvido no estado de Minas Gerais, são considerados 13 itens: dentre eles, a toxidez da água, o tratamento de esgoto, a disposição do lixo e a utilização de agrotóxicos.

No seminário, a estratégia desenvolvida pelo estado será comparada a de outros países. Junqueira espera poder aprimorá-la e oferecê-la a outras localidades, inclusive para outros países.

Outro objetivo, diz Junqueira, será demonstrar que, por meio do resultado da avaliação dos indicadores, "a população terá um instrumento para analisar a atuação de seus governantes e também os governos terão elementos para subsidiá-los na adesão de políticas públicas para meio ambiente".

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 2293-1253 e pelo e-mail suporte@amda.org.br. A programação está disponível no site: www.amda.org.br