Seminário debaterá divulgação científica pelo rádio

19/06/2006 - 17h49

Cássia Relva
Da Agência Brasil

Brasília – Popularizar a ciência e diminuir a distância entre a linguagem científica e a realidade dos ouvintes é um dos problemas que serão discutidos no Seminário Rádio e Ciência, que acontece amanhã (20) e quarta-feira (21) no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília. O evento vai propor sugestões de como utilizar o veículo para a difusão da educação científica.

"Já existem experiências no Brasil e no mundo, na TV e no rádio, que mostram a possibilidade de discutir grandes questões científicas sem entrar em muitos detalhes técnicos", disse o Diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira. Em entrevista à Rádio Nacional, ele disse acreditar que a formação de jornalistas voltados para a cobertura científica pode aproximar as linguagens.

A partir do encontro será realizado um levantamento nacional de quantas rádios brasileiras produzem programas para divulgação do conhecimento científico. "Todo cidadão brasileiro tem o direito de saber que a ciência brasileira tem avanços importantes, conhecer o que nossos cientistas fazem, inclusive para poder opinar", defendeu Ildeu de Castro.

A pesquisa pode gerar uma rede de cooperação no rádio brasileiro para difusão da ciência. "Essa é uma iniciativa para tentarmos construir uma política pública dentro do governo, mas que envolvam também rádios universitárias, comunitárias e outras entidades educativas para o uso mais racional e eficiente do rádio", afirmou.

No evento será lançado a rádio web do Ministério da Ciência e Tecnologia e os resultados do encontro poderão ser vistos no www.mcp.gov.br . O seminário, organizado com a Radiobrás e a Rádio MEC (do Ministério de Educação e Cultura), é aberto a todos os interessados pelo tema.