Projetos inaugurados hoje ampliarão produção de frutas e de peixes no Piauí

19/06/2006 - 20h33

Valéria Amaral
Da Agência Brasil

Brasília - "As águas de muitos açudes antes eram perdidas pelo sol ao longo do ano, sem um aproveitamento mais racional. Agora, elas serão aproveitadas, seja para a irrigação ou para a piscicultura", informou, por telefone, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito.

Hoje (19), no Piauí, ele inaugurou a Unidade de Piscicultura e a primeira etapa do projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos, iniciada há 20 anos. E afirmou que o fato de essa obra só ter sido concluída agora, "muito mais do que falta de verba, foi por falta de interesse político". Segundo Pedro Brito, "quando houve orientação, nós conseguimos os recursos necessários e a obra foi executada".

Na Unidade de Piscicultura foram investidos R$ 1,2 milhão, com o objetivo, segundo o ministro, de estimular a agroindústria do pescado na região, atraindo empresários e incentivando o associativismo e o cooperativismo local.

Já o projeto Tabuleiros Litorâneos vai garantir que a região de Parnaíba (PI), onde a falta de chuvas afeta a agricultura, consiga produzir em qualquer época do ano alimentos de qualidade e a preços competitivos. Ao custo de R$ 55,2 milhões, está prevista a irrigação, com água captada perto da foz do Rio Parnaíba, de uma área de 2.500 hectares.

Com isso será ampliado o cultivo de frutas como melão, melancia, goiaba, acerola e coco, e nesta primeira etapa serão criados 2.470 novos empregos diretos e 4.940 indiretos. "Quando o projeto estiver concluído, a expectativa é de que beneficie 49 mil pessoas", informou o ministro.