Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – O Brasil produziu 2,5 milhões de toneladas de aço bruto em maio. O resultado é 3,3% superior ao de abril, mas 9% inferior ao de maio do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), que justificou o resultado com a paralisação de um forno da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). O forno está parado desde fevereiro.
As vendas para o mercado doméstico alcançaram 1,52 milhão de toneladas, com aumento de 13,7% em relação a maio do passado. Entre os laminados, o crescimento foi de 12,5% (1,45 milhão de toneladas). Segundo o IBS, o crescimento reflete a maior demanda de setores consumidores como automotivo, construção civil industrial e bens de capital.
As exportações atingiram 813 mil toneladas, retração de 7,9% em relação a maio de 2005. A entidade avalia que houve prioridade ao mercado interno.
O Brasil continua líder do setor na América Latina, com produção de 9,6 milhões de toneladas de aço bruto de janeiro a abril deste ano – Minas Gerais responde por cerca de 40%. O resultado é 10,2% inferior ao do primeiro quadrimestre de 2005. A China é a maior produtora mundial, com 126,2 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses de 2006.