Ministro diz que Casas de Família mantêm vínculo familiar por não tratar as pessoas de forma isolada

19/06/2006 - 12h16

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, disse hoje (19) que uma das vantagens dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), as chamadas Casas das Famílias, é o atendimento ser voltado para as famílias como um todo.

"Não corremos o risco de quebrar os vínculos familiares e tratar as pessoas de forma isolada", disse, durante a abertura do I Encontro Nacional de Coordenadores de Cras.

O encontro reúne cerca de dois mil coordenadores que serão capacitados para o trabalho nas 1.978 unidades de Casas de Família que atendem atualmente 1.355 municípios. As Cras são instaladas em áreas onde há maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social, que são atendidas e orientadas por psicólogos e assistentes sociais e encaminhadas a programas sociais do governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrário do previsto, não pôde comparecer à abertura do evento devido à reunião da coordenação política realizada no Palácio do Planalto. Segundo Patrus, Lula pediu que fosse transmitido aos participantes seu desejo de que o encontro seja apenas o primeiro de uma série.