Governo inaugura escola técnica na Bahia, para atender mais de 500 alunos

19/06/2006 - 17h48

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (19), no interior da Bahia, mais uma escola profissionalizante do programa de expansão do governo federal. As aulas em Santo Amaro da Purificação devem começar no próximo semestre, com cursos de Tecnologia da Informação e Técnico em Eletromecânica. O investimento na recuperação das instalações físicas e na aquisição de equipamentos foi de R$ 1,5 milhão, segundo o Ministério da Educação (MEC). Até 2008, a escola deve atender cerca de 520 alunos.

De acordo com o MEC, 74 mil vagas serão criadas até o fim do ano, quando 28 obras devem ter sido entregues. Outras 14 escolas serão finalizadas em 2007 – entre elas, cinco técnicas e quatro agrotécnicas. O plano de expansão tem a meta de beneficiar 1,5 mil municípios em 22 estados e no Distrito Federal.

No Nordeste, está prevista a implantação de 14 novas unidades descentralizadas e uma escola agrotécnica. Já está concluída a unidade de Currais Novos (RN). Até agosto, devem ser inauguradas também as unidades de Simões Filho (BA), Ipanguaçu (RN) e Picos (PI). Todas devem iniciar as aulas ainda no segundo semestre deste ano. Outras sete – em Natal (RN), Parnaíba (PI), Maracanaú (CE), Buriticupu (MA), Zé Doca (MA), Ipojuca (PE) e Campina Grande (PB) – devem ser concluídas até o final do ano.

A Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Santo Amaro da Purificação é vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Bahia.