Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Desde que foi criada, em agosto de 2004, esta é a terceira vez que a Força Nacional de Segurança Pública é convocada para atuar nos estados. Em dezembro de 2004, 150 integrantes estiveram no Espírito Santo, também a pedido do governador do estado, Paulo Hartung. No fim do mês de maio, 200 homens foram enviados para controlar as rebeliões em penitenciárias do Mato Grosso do Sul e ontem (18), 80 agentes que estavam no MS deixaram o estado para trabalhar novamente no Espírito Santo.
A Força Nacional de Segurança Pública foi criada pelo governo federal para atuar junto com as forças policiais dos estados em situações de emergência, como as rebeliões em presídios. A inspiração, segundo o Ministério da Justiça, vem das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
"O nosso trabalho é cooperar e apoiar os governos dos estados. A Força Nacional não é uma tropa federal, ela é dos estados. Ela é um esforço de cooperação e de parceria", afirmou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na ocasião em que as tropas desembarcaram no Mato Grosso do Sul para controlar uma série de rebeliões nos presídios.
De acordo com o Ministério da Justiça, até o início deste mês 7.676 policiais e bombeiros já haviam sido treinados para integrar a Força Nacional. A formação tem a duração de duas semanas. Policiais militares e bombeiros de todo o país são submetidos a uma rigorosa rotina de exercícios e a um curso com 10 disciplinas, entre elas Direitos Humanos e Gerenciamento de Crise. O objetivo da Secretaria Nacional de Segurança Pública é compor um efetivo de 10 mil homens e mulheres até o fim deste ano.
Em 2007, todo o contingente deverá ser utilizado para colaborar com a segurança do Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos. Os policiais e bombeiros vão atuar em pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor e a praia de Copacabana. Soldados da cavalaria vão ficar concentrados nos locais das competições e no alojamento dos atletas, localizado no bairro da Barra da Tijuca.