Conselho de Direitos Humanos da ONU possui membros dos cinco continentes

19/06/2006 - 20h40

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas é formado por 47 países. Eles foram eleitos entre os 191 países que fazem parte da Assembléia da ONU, instância máxima da organização. A eleição aconteceu no dia 9 de maio e os assentos foram distribuídos segundo uma representação geográfica eqüitativa. São 13 países africanos, 13 países asiáticos, sete países do Leste Europeu, oito paises da América Latina e Caribe e sete paises da Europa Ocidental e outros.

Os membros do conselho são eleitos por um período de três anos não podendo ser reeleitos após dois mandatos consecutivos. O Brasil faz parte desse conselho e seu mandato vai durar até 2008. Para o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, o principal objetivo do Conselho de Direitos Humanos não deve ser o de condenação, mas sim o de assegurar que cada pessoa possa "desfrutar a vida livre do medo, da fome e do desrespeito".

Na abertura da primeira reunião do conselho, grande parte dos discursos pediam a garantia de liberdades sem influências políticas. O órgão criado em março vai substituir uma comissão temática e buscará ampliar o debate e a fiscalização dos direitos humanos pelo mundo. Segundo nota oficial da ONU, o secretário-geral, Kofi Annan, um dos principais articuladores da proposta, fez um apelo para garantir esse princípio. "Nunca permitamos que este conselho se converta em refém político, nem em um elemento de manobras mesquinhas", disse.

Clique aqui para conhecer todos os membros do conselho.