Comissão de sindicância votará na quarta-feira parecer contra deputado B. Sá

19/06/2006 - 20h27

Brasília, 19/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara estará reunida na tarde de quarta-feira (21) para analisar e votar o parecer a ser apresentado pelo relator da comissão, deputado Robson Tuma (PFL-SP), sobre as denúncias contra o deputado B. Sá (PSB-PI).

O deputado foi acusado de negociar suposta propina com as empreiteiras OAS e Cojuda, em torno da construção da barragem de Poço de Marruá, no Sul do Piauí, para a qual teria apresentado emendas ao Orçamento.

A denúncia contra o parlamentar foi apresentada à Corregedoria pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), na segunda quinzena de março, quando foi formada a comissão de sindicância composta pelo corregedor, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), e pelos deputados Robson Tuma e Odair Cunha (PT-MG).

Aldo encaminhou à Corregedoria inquérito da Polícia Federal no qual os deputados B.Sá e Domiciano Cabral (PSDB-PB) foram flagrados em escuta telefônica. As investigações contra Domiciano ainda não foram concluídas.

Depois de discutido e votado pela Comissão de Sindicância, o parecer do deptuado Robson Tuma será levado à Mesa Diretora da Câmara para deliberação. O relator poderá sugerir a abertura de processo de cassação, a ser enviado ao Conselho de Ética, ou penas que vão da advertência verbal à censura ou suspensão temporária do mandato. Em última instância, caberá à Mesa Diretora decidir o que deverá ser feito em relação ao deputado B. Sá.