Prefeitura de Recife distribui material educativo sobre riscos do trabalho infantil

12/06/2006 - 15h03

Recife, 12/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - Uma mobilização promovida pela prefeitura no Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, com distribuição de panfletos educativos para a população, marcou a programação do Dia Nacional de Luta Contra a Exploração do Trabalho Infantil na capital pernambucana. Participaram da iniciativa crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Dantas, o objetivo foi chamar a atenção da sociedade para os danos físicos e psicológicos que o trabalho precoce pode trazer para crianças e jovens.

Dantas disse que, em Recife, a maior incidência de trabalho infantil foi identificada por equipes de educadores sociais do Instituto de Desenvolvimento Social e Cidadania, tanto nas ruas da cidade quanto em atividades domésticas. "Nossa intenção foi mostrar que crianças e jovens devem aproveitar o tempo na escola, em atividades de esporte, lazer, teatro, dança ou aprendendo coisas que irão contribuir para o desenvolvimento intelectual", afirmou.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil beneficia atualmente 137 mil crianças e jovens de sete a 15anos em Pernambuco, sendo 3.990 somente na capital.