Plano apontará diretrizes para o setor de transportes em 15 anos, anuncia ministro

12/06/2006 - 19h17

Brasília, 12/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Plano Nacional de Logística e Transportes, contendo diretrizes para o setor nos próximos 15 anos, foi o tema de reunião, hoje (12), do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O ministro lembrou que "há mais de uma década não tínhamos um plano de trabalho que levasse em consideração as particularidades das regiões brasileiras" e destacou: "Este não será apenas um plano de obras, mas um plano de logística".

Segundo Passos, o Plano Nacional de Logística e Transportes vai orientar as ações do Ministério dos Transportes no Plano Plurianual (PPA) 2008/2011, com linhas estratégicas que devem se estender até o ano de 2022.

O plano será elaborado até dezembro e resultará de parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais, com empresários do setor de transportes e com a sociedade civil. Até lá, reuniões e workshops pretendem responder às seguintes perguntas, entre outras: Que novas rodovias devem ser construídas ou duplicadas no país nos próximos anos? A que ritmo deve ser feita a expansão da malha ferroviária? Que portos devem ter prioridade para investimentos na próxima década?

A sociedade civil, informou a assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes, também poderá participar do processo de discussão, indicando caminhos para ajudar o governo a construir, de forma compartilhada, ações para o setor de transportes a médio e longo prazo.

Os debates já começaram, com a realização de dois workshops – um em março, no Rio de Janeiro, e outro em maio, em Brasília –, e estão programados mais dois, para os dias 15 de agosto e 17 de outubro, em locais ainda não definidos.

Também serão promovidas outras nove reuniões regionais, a partir de julho, em diversas capitais, com o mesmo objetivo: discutir planos e projetos de transportes para médio e longo prazo. As datas e os locais das reuniões podem ser consultados na página do ministério dos Transportes, no endereço eletrônico www.transportes.gov.br/pnlt/