Petrobras conclui colocação de convés e módulos na plataforma P-52

12/06/2006 - 19h43

Rio, 12/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras informa, em nota à imprensa, que foi concluída no final de semana a operação, inédita no país, de colocação na plataforma P-52 do convés e de módulos que pesam, no total, 25 mil toneladas. Considerada como "a fase mais desafiadora do empreendimento", a operação foi realizada em condições ideais de tempo e de maré, uma vez que o casco da plataforma foi ancorado e submergido até o limite, com uso de lastro.

Os módulos foram construídos em estaleiros do Rio de Janeiro, de Niterói e de Angra dos Reis (RJ), e o casco, que chegou ao Brasil no final de março, em Cingapura. Parte da unidade foi financiada com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o índice de conteúdo nacional já está em 71% – acima, portanto, dos 60% acertados em contrato.

De acordo com as informações divulgadas em nota pela Petrobras, após essa "delicada operação", a última etapa do processo incluirá o içamento do convés inferior e a montagem da torre de queimador.

Plataforma de grande porte do tipo semi-submersível, a P-52 terá capacidade, a partir do início de 2007, para processar diariamente 180 mil barris de petróleo, para comprimir 9,3 milhões de metros cúbicos de gás natural e para injetar cerca de 300 mil barris de água no reservatório. A unidade ficará ancorada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, a uma profundidade de 1.800 metros. E será interligada a 29 poços – 19 produtores e dez injetores de água.