Operação combate sonegação das empresas de eletrônicos na Bahia

12/06/2006 - 11h14

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma operação para combater a sonegação fiscal praticada por empresas que comercializam produtos eletrônicos estrangeiros na Bahia foi iniciada hoje (12). A Conexão Miami, como foi chamada a operação, é realizada pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal.

O nome Conexão Miami faz referência ao local de onde vinham os aparelhos eletrônicos como tvs de plasmas, notebooks e projetores. Os equipamentos eram trazidos como bagagem e repassados a comerciantes da Bahia e de outros estados do Nordeste. A rota utilizada para trazer as mercadorias para o Brasil era Foz do Iguaçu, fazendo conexão em São Paulo, onde eram esquentadas com notas fiscais falsas e seguiam para Salvador.

A Receita Federal calcula que nos últimos cinco anos as empresas envolvidas no esquema tenham sonegado cerca de R$ 100 milhões em impostos. Trinta e oito mandados de busca e apreensão em escritórios residências e lojas comerciais foram expedidos pela operação, que envolve cerca de 100 servidores de Receita Federal e, 120, da Polícia Federal. O primeiro balanço da operação deve ser divulgado às 15 horas na Superintendência da Receita Federal de Salvador.

Com informações da Secretaria da Receita Federal