Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio - A Eletrobrás e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inauguraram hoje (12) um laboratório de estudos sobre construção civil e aproveitamento das condições naturais na iluminação, acústica, ventilação e temperatura. O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética, faz parte do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica), da Eletrobrás.
O coordenador do programa, Frederico Souto Maior, acredita que o centro de pesquisa vai contribuir para geração de economia energética no país. Segundo ele, uma casa projetada para aproveitar temperatura, iluminação, acústica e ventilação naturais pode gerar uma economia energética de até 50%.
"É o que chamamos de arquitetura sustentável, através da qual é possível projetar de maneira mais eficiente e mais inteligente. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, nós temos uma condição de insolação muito grande e pouco utilizamos aquecedores solares", disse Souto Maior. "Muitos prédios no centro da cidade sequer abrem as janelas para aproveitar a luz do sol ou a ventilação natural."
Os estudos do novo laboratório também poderão orientar a indústria da construção civil para desenvolver materiais mais eficientes quanto ao uso da energia. Instalado na UFRJ, ele vai integrar a Rede Nacional de Tecnologia, que agrega outras 15 iniciativas semelhantes em outras universidades em todas as regiões do Brasil. Para a estruturação da unidade do Rio de Janeiro foram investidos R$ 179 mil em recursos do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico (FDT), da Eletrobrás.